FUTEBOL E CULTURA BRASILEIRA: A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE
- Os bacalhaus da essec
- 28 mars 2018
- 3 min de lecture
Antes de tudo, mi articgo se chama "FUTEBOL E CULTURA BRASILEIRA: A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE" . O texto se trata do assunto dO LUGAR do futebol na sociedade brasileira. O artifo foi publicado no dia 8 de agosto de 2015. Se presenta como uma pesquisa de varios jornalistas como Carlos Alberto Santos por exemplo.
Em primeiro lugar, este artigo é dividido em quatro partes: objetivo, metodologia, resultado e conclusao. Aprendemos en este artigo que futebol faz parte integrante da cultura brasileira.
O objetivo do artigo é descrever como o futebol se tornou um componente cultural brasileiro e o processo para chegar às dimensões de importância que tem nos dias atuais.
El resultado desta analisie foi publicado com este artigo. Explica que futebol chegou ao Brasil da Ingletera no século XIX. Ao longo dos anos futebol se tournou rapidamente uma actividade de lazer para todo los brasileiros.

O Brasil é considerado o país do Futebol, tendo-o como um grande instrumento de manifestação da cultura nacional, mas para alcançar este “status” diversos fatores cooperaram como; a política e imprensa brasileira. Fatores estes responsáveis pela elevação do nível de importância que possui hoje para a nossa cultura.
OBJETIVO: descrever como o futebol se tornou um componente cultural brasileiro e o processo para chegar às dimensões de importância que tem nos dias atuais.
METODOLOGIA: Este trabalho caracteriza-se como pesquisa bibliográfica de análise descritiva, apresentando uma compilação dos resultados obtidos através das bases de dados do Scielo e Google Acadêmico.
RESULTADO: Após análise das informações disponíveis na literatura científica, observou-se que o futebol chegou ao Brasil 1894 nas malas de Charles Miller através de duas bolas trazidas da Inglaterra, local onde tinha ido estudar. Desde então até a década de 30 do século XX o futebol ficou no amadorismo, mas, já se tornando a principal fonte de lazer do país, segundo o próprio Miller em seu livro Passes e Impasses. Já nesta época havia torneios estaduais e interestaduais, que já chamavam a atenção do público e eram explorados pela imprensa com noticias diária, estimulando já a paixão por times do esporte mesmo que ainda fossem amadores. Até então esses torneios tinham mais importância do que a própria Copa do Mundo de 30 e 34 pela impressa. Só tendo veiculação de noticias em massa a partir da copa do mundo de 38, quando começou a transmissão da mesma pelas emissoras de rádios, com isso o futebol só ganhou mais força, ganhando assíduos admiradores, praticantes e ídolos do esporte. E após a copa do mundo de 50 com o advento da transmissão em cores pelas emissoras de televisão só aumentou o interesse pela modalidade, sendo utilizado pela imprensa desde então e até hoje como um meio de interlocução entre marketing, com empresas de materiais esportivos ou que usam a imagens de times e atletas com o publico, principalmente o de massa, contribuindo pra o crescimento e construção do futebol como cultura. Outro grande disseminador que ajudou a torna o futebol cultura brasileira foi à política. Quem mais o usou foi o regime militar, onde associavam as boas campanhas da seleção brasileira com o espirito de união e crescimento que tentavam passar para a população, chegando a interferir até em escalações dos times. E para isso utilizava a imprensa como meio de disseminação desse ideal para o publico, fazendo com que o povo associasse a felicidade dos triunfos da seleção brasileira com seu cotidiano, ajudando o futebol a se tornar um elemento da cultura nacional.
CONCLUSÃO: Observa-se que o futebol por si só se difundiu pela população, e se tornou rapidamente uma atividade de lazer, mas fatores como sua utilização pela imprensa e o governo contribuíram para sua disseminação e impregnação na população nacional, elevando-o a um grande elemento da cultura brasileira.
Comments