top of page

ESPORTE E CULTURA: A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ESPORTIVA NA SOCIEDADE

  • Photo du rédacteur: Os bacalhaus da essec
    Os bacalhaus da essec
  • 28 mars 2018
  • 4 min de lecture
  • O resumo

O tema do artigo é "esporte na sociedade brasileira".

Antes de tudo, meu artigo se chama “ESPORTE E CULTURA: A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ESPORTIVA NA SOCIEDADE”, e é muito longo. Por isso eu dividi o artigo, aqui vou falar somente dos relacionamentos humanos com o esporte. O artigo foi publicado no dia 31 de janeiro de 2017. Nesse artigo, JOÃO HENRIQUE AREIAS, consultor e professor de gestão e marketing esportivo e também membro da academia Lance!, diz como o esporte pode ser tão considerável quanto a cultura na sociedade de hoje. Pode-se enxergar os lucros do esporte na sociedade criando laços, fortalecendo nossas relações socioafetivas, … O esporte é um modo de apaziguamento das tensões cotidianas, mas também um modo da melhoria das relações humanas. O esporte ensina valores e habilidades muito importantes como respeito, cordialidade, gentileza, … e o autor apresenta isso como uma qualidade da educação boa para as crianças, que serão os futuros adultos, isso é bom para a sociedade brasileira se tornar saudavel.



ree

ESPORTE E CULTURA: A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ESPORTIVA NA SOCIEDADE


Esporte e cultura são conceitos muito próximos. Ambos são essenciais para o crescimento e o desenvolvimento das pessoas, independentemente da idade. Entender a cultura de um povo faz também entender sobre a influência da prática esportiva na sociedade.

Tanto o esporte quanto a cultura têm influência direta na formação de caráter e na qualidade de vida. Por isso, eles são tão importantes e precisam ser vistos como essenciais para todo tipo de sociedade.

No Brasil, os últimos anos foram recheados de grandes eventos esportivos e também culturais. As Olimpíadas, a Copa do Mundo, o Pan Americano e outros tantos. Isso trouxe para o país um sentimento esportista muito bonito, que deve ser fortalecido em cada um dos cidadãos.

O esporte propicia a busca por um mundo sem guerras, une as pessoas e promove a paz e a luta por questões que afligem a humanidade.


Exemplo disso foi a abertura das Olimpíadas de 2016, com a sua crítica ao aquecimento global, ao desmatamento, à escravidão e à morte de indígenas, situação que, até hoje, é uma realidade no Brasil. A seguir, no post de hoje, veja como o esporte influencia toda a cultura de um país, desde as questões íntimas de um cidadão até os problemas estruturais e conjunturais de uma nação.

ESPORTE E CULTURA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO

A primeira questão que envolve o esporte em uma associação cultural forte com as pessoas é exatamente a formação do indivíduo. Uma criança, em meio ao esporte, elimina da sua vida vários problemas que poderiam se desenvolver se ela tivesse tomado outro caminho. Ao entrar na vida dessa criança, o esporte a ensina a respeitar as outras pessoas, a valorizar os estudos, a ser tratada com dignidade, a ter amor-próprio e a desenvolver disciplina e paciência. Alguns desses valores e habilidades faltam para a maioria das pessoas. Com a sociedade mais estressante do que nunca, são muitos os que não querem saber de educação, respeito, cordialidade, gentileza e organização. É comum o sentimento de que vivemos no “mundo dos espertos”. Ou seja, se você comete algum erro, outra pessoa vai lá e toma o seu lugar sem nenhum tipo de cerimônia. E isso é ruim para as relações interpessoais em longo prazo. Mas essas vivências podem ser combatidas com o auxílio do esporte. Fazendo uma atividade, a pessoa aprende a respeitar a liberdade do outro, perde preconceitos e também aprende que todos têm direito de ser o que quiserem. O esporte forma cidadãos éticos, que, além de serem contra qualquer tipo de corrupção, quando veem algo errado, são os primeiros a denunciar, sempre buscando a solução para um problema coletivo. O esporte é a cultura do bem, da vida saudável em sociedade, da paz e do amor.

O ESPORTE NOS RELACIONAMENTOS HUMANOS


O esporte tem um grande poder de socialização, independentemente da classe social, gênero, religião ou outros segmentos da sociedade. Em um jogo de futebol na rua ou em uma partida de basquete na escola, por exemplo, laços de amizade são criados e fortalecidos. Assim, basta assistir a alguns jovens praticando esportes para perceber rapidamente o desenvolvimento da comunicação, das relações socioafetivas e da sociabilidade. Mesmo quando falamos em esportes individuais, podemos dizer que a competição com o oponente cria laços — ao dividir tristezas e alegrias com o adversário. Sem dúvida, o esporte propicia uma troca de vivências que leva o indivíduo a enxergar além de si mesmo. Isso pode ser alcançado por meio da ajuda a um companheiro ou pelo desafio de superar limites e obstáculos que favorecem a sociabilidade. 

O ESPORTE COMO UMA FUGA DAS TENSÕES COTIDIANAS

Vivemos em uma época que os diversos compromissos diários, violência urbana, falta de espaço para a prática esportiva ou até mesmo a presença do mundo virtual favorecem ao sedentarismo que acaba trazendo muitas tensões para a sociedade. Silvino Santin, em seu livro “Educação Física, outros caminhos” (1993), afirma que, em tempos de crises culturais, a imagem da pessoa é a primeira a ficar abalada. Por isso, o indivíduo acaba sentindo-se em perigo ou perdido. esporte entra como uma válvula de escape das tensões. No entanto, é preciso ter o cuidado para que as competições não virem verdadeiros campos de batalhas.Assim, cabe uma reflexão sobre até que ponto a felicidade do vencedor é saudável perante a derrota e humilhação do adversário. Nesse sentido, quando falamos da influência positiva do esporte na sociedade, devemos valorizar prioritariamente a integração e participação de todos.

O ESPORTE NA QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DE QUEM O PRATICA


Quando o tema são os benefícios da prática esportiva para a qualidade de vida e saúde, é importante ressaltar que isso vai além das características físicas. De fato, o esporte favorece o engajamento das pessoas na discussão e reflexão sobre as relações sociais e valores pessoais. Em uma quadra, todos são iguais e podem alcançar o êxito. Assim, a competição é saudável. E isso inclui o fato de querer ser o melhor, o mais veloz e, não menos importante, entender que em uma equipe todos precisam ser melhores juntos.

Desse modo, o esporte não só proporciona formação social e educacional como também contribui para a formação do caráter”. 

Esse trecho de Marcio Marques Geller, em seu livro “Psicologia do Esporte: aspectos em que os atletas acreditam“, de 2003, ilustra a importância do esporte para o caráter. Quando o indivíduo possui bons valores, isso acaba refletindo em melhores relacionamentos, qualidade de vida e saúde.




Comments


© 2018 by BBA ESSEC created with Wix.com

Merci ! Message envoyé.

bottom of page