O ESPORTE E O SEU APELO POLÍTICO E O ESPORTE CONTRA OS VÍCIOS
- Os bacalhaus da essec
- 28 mars 2018
- 4 min de lecture
O resumo
Meu artigo se chama “ESPORTE E CULTURA: A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ESPORTIVA NA SOCIEDADE”, e é muito longo. Por isso eu dividi o artigo, aqui vou falar somente do esporte e o seu apelo politico e depois do caso de Rafaela Silva. O artigo foi publicado no dia 31 de janeiro de 2017. Nesse artigo, JOÃO HENRIQUE AREIAS, consultor e professor de gestão e marketing esportivo e também membro da academia Lance!, diz como o esporte pode ser tão considerável quanto a cultura na sociedade de hoje.
O artigo se trata da importância do esporte com politica. Diz que se ficou muito famoso o caso em que uma autoridade decidiu presentear os jugadores de futebol do Brasil durante a copa de mundo de 1970. O politico foi condenado por isso. O triunfo da seleção de futebol trouxe um sentimento de nacionalismo e as pessoas apoiou jogadores que foram recompensado por isso porque a patria é muito importante para as pessoas brasileiras.
Trabalhei uma outra parte do artigo, falando do esporte contra os vicios e de Rafaela Silva. Seu caso é um exemplo para a gente do brasil, fortalece os jovens a tentar e superar ou enfrentar os preconceitos. Nesse artigo, o autor diz que quando crianças têm vulnerabilidade social, quando se cria uma abertura e têm oportunidades, deve agarrar-la sem dúvida. Assim, as crianças que moram num meio ambiente com problemas sociais devem ter desafios e acreditar em seus sonhos, o esporte sendo uma possibilidade.

O ESPORTE E O SEU APELO POLÍTICO E O ESPORTE CONTRA OS VÍCIOS
O ESPORTE E O SEU APELO POLÍTICO
É inegável o apelo político dos esportes junto à população de todo o mundo.Aqui no Brasil, ficou muito famoso o caso em que uma autoridade decidiu presentear os vinte e dois jogadores da seleção de futebol que haviam conquistado a Copa do Mundo de 1970 com um carro para cada um — pagos com dinheiro dos cofres públicos.
Recentemente, o político foi condenado a devolver tudo que foi gasto para a compra desses “presentes”. Isso porque a justiça entendeu que o dinheiro deveria ter saído do próprio bolso do político e não das reservas financeiras nacionais.
Aqui, não cabe condenar ou apoiar a ação do político, mas sim reforçar o poder que o esporte tem para a sociedade como um todo. O triunfo da seleção de futebol trouxe um sentimento de nacionalismo e orgulho pela pátria tão fortes na população, que cada jogador foi recompensado por isso.
Um exemplo parecido pode ser visto no filme “Invictus”. A produção, baseada em fatos reais, conta a história do presidente da África do Sul, Nelson Mandela, que se aproveitou da conquista da seleção nacional de rugby para promover a integração do seu povo que vivia sob o regime de segregação racial.
Mais adiante, falaremos sobre outros episódios em que o esporte esteve ligado a exemplos positivos.
O ESPORTE CONTRA OS VÍCIOS
Além da formação individual do praticante, o esporte também modifica a realidade em que a pessoa vive.
Um exemplo muito importante é o da campeã olímpica de judô, Rafaela Silva. Ela é uma garota negra de origem pobre, nascida na comunidade Cidade de Deus, e venceu muitos obstáculos para alcançar os seus objetivos.
Rafaela é vítima de racismo e de machismo até hoje. Quando foi eliminada nas Olimpíadas de 2012, sofreu ataques que nenhum ser humano deveria suportar.
Mas ela enfrentou o preconceito, treinou e venceu. Deu um tapa de luva em pessoas que desacreditavam de seu potencial e agiam de modo ofensivo.
Em meio à realidade em que cresceu, Rafaela poderia ter sofrido com problemas relacionados ao tráfico de drogas, mas ela teve a oportunidade que muitas crianças em vulnerabilidade social, infelizmente, não têm: conseguiu participar de um projeto que a colocou no mundo do judô.
E para crianças como Rafaela, esse tipo de oportunidade é única. Então, é preciso agarrá-la e não soltar mais. E foi isso o que ela fez.
Rafaela ultrapassou uma série de obstáculos porque teve o judô ao seu lado o tempo todo. Isso fez dela uma mulher forte e corajosa, que venceu o preconceito e as dificuldades com uma medalha de ouro no peito.
Ainda com relação às drogas, existem outros problemas sociais que não atingem somente as comunidades que carecem de mais oportunidades, mas também a sociedade como um todo.
Muitas pessoas com melhores condições financeiras e em ambientes mais estáveis entram no vício das drogas, tanto ilícitas quanto lícitas (como remédios e álcool).
Pessoas que sempre tiveram oportunidade, dinheiro, chance de ser alguém com sucesso na vida. Mas que, por algum problema no meio do caminho, foram para um lado difícil de voltar.
Também nesses casos o esporte pode ser essencial para uma reabilitação. A aproximação com uma atividade que proporcione desafios, depois do vício em substâncias químicas, oferece altas chances de a pessoa lutar contra a dependência e viver uma vida mais controlada e saudável.
O esporte prova que consegue fazer esse tipo de mudanças diariamente, e não faltam exemplos de atletas de sucesso para provar a teoria.
O esforço é necessário e duro, mas a jornada vale a pena, pois a prática esportiva pode revolucionar vidas.
Comments