Pelé como ícone da mudança e da superação social através do esporte
- Os bacalhaus da essec
- 28 mars 2018
- 3 min de lecture
O artigo trata da lenda do esporte mundial, Pelé.
É praticamente um deus no brasil e america latina.
O tema do artigo é a evolução de Pelé como De simple jogador em um símbolo de sucesso e esperança.
escreveu o romancista argentino Eduardo Sacheri /
"Há quem opine que o futebol não tem nada a ver com a vida do homem, com suas coisas mais essenciais. Desconheço quanto sabe essa gente da vida. Mas de algo tenho certeza: não sabem nada de futebol"
O autor explica que pelé é um ícone do sucesso conquistado através do esforço, superação, ambição, talento, dificuldades e humildade.
Futbol faz parte da identidade da América Latina e que se converteu em um dos melhores embaixadores da cada um de seus país. Ele fez amar futbol a todo no brasil e ajudou eliminar as barreiras sociales.
Esporte é um vetor priviligado da De paz e união.

"Há quem opine que o futebol não tem nada a ver com a vida do homem, com suas coisas mais essenciais. Desconheço quanto sabe essa gente da vida. Mas de algo tenho certeza: não sabem nada de futebol", escreveu o romancista argentino Eduardo Sacheri. Quem sim sabe um pouco de futebol e outro pouco da vida, provavelmente concorde que Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é o jogador que melhor personifica essa frase. Pelé é um símbolo do futebol, um ícone do sucesso conquistado através do esforço, superação, ambição, talento, dificuldades e humildade, atributos que definem a vida de um homem. A trajetória do atacante brasileiro, que alcançou a glória desde uma origem muito humilde, é também um paradigma do esporte como motor do desenvolvimento social, como esperança da mudança e como impulsor da autoestima nacional, um exemplo que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) quis mostrar em sua exposição, Gols para o desenvolvimento, que até o dia 24 de janeiro expõe imagens da vida do astro e dos projetos que o BID tem desenvolvido para fomentar a inclusão social através do esporte na América Latina.
A trajetória do atacante brasileiro, que alcançou a glória desde uma origem muito humilde, é também um paradigma do esporte como motor do desenvolvimento social
“Pelé foi um dos motivadores de todo este projeto do BID, do esporte para o desenvolvimento”, conta Fabián Koss, o coordenador do programa de Juventude do banco ao EL PAÍS. “Como ministro do esporte no Brasil [durante o mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso] Pelé visitou o BID e os incitou a utilizar o esporte como uma ferramenta para o desenvolvimento. Ele foi o impulsor de um de nossos primeiros projetos nessa área, A ganhar!, que começou em três países, Brasil, Uruguai e Equador, e que agora se estendeu a 18”, explica Koss.
Na exposição do BID as fotos da trajetória futebolística de Pelé se intercalam com as imagens dos projetos esportivos nos quais a instituição participou através de seu Fundo Multilateral de Investimentos (FOMIN), que investiu mais de 15 milhões de dólares nas ações. Junto à foto em preto e branco de um Pelé adolescente, mas que já vestia a camisa do Santos, está a cara de um menino do Haiti que sorri radiante à câmera com uma camisa do Chelsea. É um Pelé anônimo ao que o futebol ajuda a evadir da miséria que açoita seu país desde o terremoto, um exemplo de que a vida continua, de como o esporte é um passo para a superação da fragilidade que o cerca, como deixa entrever seu olhar confiante.
Comments